top of page

Meu nome é Bianca Ramos Cardozo, nasci no dia 03 de maio de 2002 e sou natural de Itanhaém, cidade do Litoral Sul de São Paulo. Fui uma criança muito comunicativa e que desde cedo começou a praticar  esportes. No período da manhã, eu gostava de acompanhar programas esportivos e foi assistindo o Jogo Aberto, do canal Bandeirantes, que descobri e me apaixonei pelo jornalismo. Na mesma época, passei a ler os textos do Mauro Beting no Facebook e entendi que também se tratava da profissão que eu queria seguir. Foi amor a primeira vista, lida e onde tudo começou.

 

 Iniciei como colunista esportiva um dia antes de completar 15 anos, no dia 2 de maio de 2017. O blog que me procurou para ser colaboradora chamava-se Futebol Por Elas. No ano seguinte, o site acabou e, na sequência, criei com mais cinco amigas o Rainhas do Drible. Uma página para falar de futebol feita por mulheres. Com o tempo, criamos redes sociais e um canal no YouTube . 

​

No mesmo ano, tive a minha primeira experiência como repórter e fotógrafa. O ‘Passou Por Dois’, fazia a cobertura dos jogos de futsal de Santos e me convidou para trabalhar com eles. Foi lá que recebi o meu primeiro salário, aos 15 anos. Nos anos seguintes, tive a oportunidade de continuar com essa função. Dessa vez, trabalhando de modo voluntário para equipes de futebol varzeano, em Itanhaém. 

​

Como eu praticava esportes e um deles era o futsal, passei a nutrir dentro de mim a vontade de fazer algo para promover a modalidade na minha cidade. Por ser mulher, sentia que não tinha espaço para jogar ou eventos que fossem nossos. Na época, a jornalista e hoje influenciadora digital Luana Maluf, havia criado em São Paulo o 'Passa Bola' , evento que reunia mulheres para jogar futebol no Ibirapuera. Inspirada no projeto, fiz em 2018 o primeiro Campeonato de Futsal Feminino em Itanhaém. Os jogos ocorreram durante os finais de semana do mês de junho e agitaram a cidade. Em 2019, fiz dois torneios femininos com duração de um dia. Nestes, arrecadei alimentos e brinquedos para crianças. Esse feito virou reportagem na UOL e com a ascensão dos campeonatos, cidades do Vale do Ribeira passaram a me convidar para cobrir os eventos de futsal feminino que aconteciam na cidade. Eu tirava foto, fazia e editava vídeos e criei o ‘Deixa Ela Jogar’, uma página no Facebook para divulgar as fotos e os jogos.

 

No final deste ano, o colégio Objetivo Santos, em parceria com o Guarujá, me convidou para ser social media da equipe, onde fiquei até o final de 2019. Tudo sempre de maneira colaborativa e para ganhar experiência. Neste período, pude ser correspondente dos esportes da Baixada Santista e Vale do Ribeira para o ‘Na Onda do Esporte’, programa que fazia parte da ISTV. Eu gravava e editava vídeos semanais contando para a audiência as novidades esportivas da região. 

​

Em janeiro de 2020, me tornei setorista (de modo colaborativo) das Sereias da Vila para o ‘Papo de Mina’. Consegui ir para alguns jogos antes da pandemia começar e fazer reportagens no campo. Quando as coisas se flexibilizaram, retornei aos gramados para seguir com o setorismo. Nesse período, continuei produzindo textos para o Rainhas do Drible e passei a ser convidada para comentar jogos na webradio ‘Arena BR’.

​

Em fevereiro de 2020, aos 17 anos, iniciei a faculdade de jornalismo na Universidade  Santa Cecília (UNISANTA), em Santos. A minha formação será em dezembro de 2023. 

​

Em janeiro de 2021, após um ano como setorista, o Santos Futebol Clube me procurou para que eu iniciasse o meu estágio como social media. Entrei no Clube no dia 22 de março. Completei 2 anos de estágio e fui efetivada! O meu trabalho era fazer o planejamento, a criação e publicação nas redes sociais do Santos FC com foco nos perfis das Sereias da Vila (Instagram, Facebook, Twitter, TikTok, Kwai e Threads). Buscando engajar e dar visibilidade ao futebol feminino através das mídias sociais da equipe, e contribuindo, também, com fotos, vídeos e edições personalizadas para as linguagens e público-alvo de cada mídia social. Além dessas funções, pude exercer e conhecer a assessoria de imprensa. 

​

Cobria os treinos, jogos, viagens e produzia conteúdos das Sereias da Vila praticamente todos os dias. Foram 2 anos e 7 meses de uma experiência incrível. Agora, estou em busca de novas oportunidades e experiências que me ensinem e me desenvolvam como profissional. Mergulhando sempre de todo o coração naquilo que vier. 

bottom of page